sábado, 4 de dezembro de 2010

O que teremos aqui...

É tão bom quando conversamos sobre assuntos interessantes, divertidos e polêmicos. Acabamos aprendendo muita coisa num simples bate-papo. No blog teremos postagens sobre educação, vestibular, deficiências, moda, música, artes entre outros. Mas para que ocorra uma troca de informações, não deixe de comentar as postagens, colocar seu ponto de vista e sugerir outras matérias.
Espero que gostem!

12 comentários:

  1. Olá,
    Sou uma estudiosa sobre a SÍNDROME DE DOWN.
    Em minha família, convivemos nosso amado CHIQUINHO (FRANCISCO)que nos ensinou a amá-lo e respeitá-lo. Pena que isto foi lá pelos anos de 1960...Hoje, ele teria outras possibilidades para seu desenvolvimento.Gosto do tema e, gostaria de postar alguns acróstico que fiz. Um grande abraço Silvia Araújo Motta/Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

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  2. 5000-SÍNDROME DE DOWN-(1º da Série)
    -
    Acróstico-informativo nº 5000
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
    -
    S-SÍNDROME de DOWN, desde 1862
    Í-Inclui a descrição do distúrbio genético
    N-Natural e universal, feito pelo médico
    D-Dr. John Langdon DOWN, britânico;
    R-Reconhecida a causa genética:
    O-O Prof. Jérôme Lejeuse descobriu
    M-Mais: a cópia extra do cromossoma 21;
    E-Estimada em um a cada mil nascimentos;
    -
    D-Dentre todas as raças e classes sociais;
    E- É identificada na criança, logo ao nascer!
    -
    D-Dificuldade cognitiva abaixo da média;
    O-Olhos com formato oblíquo, dos orientais...
    W-[Well] acentuados pelas pregas nas pálpebras;
    N-Notam-se membros pequenos, (orelhas, mãos);
    -
    U-Um pequeno número de nascidos afetados,
    N-No mundo, possui retardo mental profundo!
    I-Indicam tônus muscular pobre, fraco,
    V-Vê-se facilmente a forma da língua protusa,
    E-Empurrada para a frente, entre dentes,
    R-Revelavam, antigamente, como mongolismo!
    S-Sabe-se que eram afastados dos grupos sociais;
    E-E até mesmo do convívio entre familiares;
    A-Atualmente são incluídos, com sucesso na Escola,
    L-Logo, se adaptam e chegam a ter vida longa!
    ---Dia Internacional da Síndrome de Down!---
    -
    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203030
    -//-

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  3. 5001-SÍNDROME DE DOWN-(2º da Série)
    -
    Acróstico-informativo nº 5001
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sindrome de Down ou Trissomia do Cromossomo 21
    Í-Implica em maior atenção dos pais, dedicados,
    N-No desenvolvimento global, manifestado
    D-Desde o nascimento, pela aparência, em geral,
    R-Realizados os exames para diagnóstico inicial,
    O-O processo do leve retardo mental,
    M-Mostrado nos primeiros dias de vida...
    E-Especialmente, na comunicação real;
    -
    D-Diante da dificuldade, a família precisa
    E-Esclarecimentos de um profissional:
    -
    D-Da fala, com assistência do fonoaudiólogo;
    O-O estímulo familiar é imprescindível,
    W-[Well] importante para a fixação do aprendizado,
    N-No período mais prolongado, repetitivo.
    -
    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203034

    ---***---

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  4. 5002-SÍNDROME DE DOWN-(3º da Série)
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    Acróstico-informativo nº 5002
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sindrome de Down traz uma fase pré-linguística,
    Í-Importante de atenção familiar e de profissionais,
    N-Nos sons diferentes que deve ser entendidos,
    D-Diante dos sinais, gestos diferenciados, normais,
    R-Risos poucos dos afetados, devem receber
    O-O aplauso, batidas de palmas, para valorizar
    M-Mensagens de alegria interior e dos acompanhantes...
    E-Entre bocejos, soluços, murmúrios, choros,
    -
    D-Devem ser registradas e avaliadas as evoluções!
    E-É a mãe que descobre os primeiros desconfortos
    -
    D-Da criança que se comunica pelos sons e reações!
    O-O bebê tem necessidades psicológicas e físicas...
    W-[Well] claras, no contato corporal e visual, no colo,
    N-No berço, no sorriso, e até nas primeiras palavras!
    -
    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4203047
    ---***---

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  5. 5003-SÍNDROME DE DOWN-(4º da Série)
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    Acróstico-poéticos nº 5003
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
    -
    S-Sentimentos aguçados
    Í-Iluminam sons diferenciados!
    N-No colo, olhos nos olhos,
    D-Demonstram ternura, ao sorrir pouco!
    R-Recuperar o perfume da vida:
    O-O paradoxo na sutileza,
    M-Maior que confunde mentes...
    E-Essencial é aceitar esse presente
    -
    D-De um filho ou filha DOWN:
    E-Especial, desde as dores do parto!
    -
    D-Do primeiro sentimento passageiro...
    O-O medo de cumprir a incógnita:
    W-[World] inteiro tenta decifrar...
    N-Ninguém consegue avaliar
    ---O valor do amor materno!---
    -
    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204144
    ---***---

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  6. 5004-SÍNDROME DE DOWN-(5º da Série)
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    Acróstico-poéticos nº 5004
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sinais primeiros diagnosticados
    Í-Informam olhos enevoados...
    N-Nascem horizontes renovados
    D-Da ausência da normalidade...
    R-Razões de sobra para encontrar
    O-Os caminhos com areias do deserto...
    M-Mas os espinhos dos cactos
    E-Escondem a vida imperiosa!
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    D-Das visões mágicas familiares
    E-E amigas brotam realizações!
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    D-Dos confins do universo, a sinfonia:
    O-O ritmo que amplia a melodia...
    W-[The Word] é dada à criança amada,
    N-Na família é abençoada e iluminada!
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    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204166
    ---***---

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  7. 5005-SÍNDROME DE DOWN-(6º da Série)
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    Acróstico-poéticos nº 5005
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sou um ANJO de aspirações
    Í-Imensas, como as aves nos céus...
    N-No ser diferente, as condições
    D-De aprendizagem são lentas...
    R-Reconheço minhas limitações:
    O-O quanto sou diferente de outros!
    M-Minha alma é enorme jardim,
    E-Em plena manhã de primavera.
    -
    D-Danço entre espinhos das rosas
    E-E vou encontrar pétalas aveludadas...
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    D-Deixo que os beija-flores venham
    O-Ornamentar a paisagem com flores;
    W-[My way] não me deixa estacionar
    N-Na Escola, trabalho e em meu lar.
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    Belo Horizonte, 21 de março de 2013
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4204166
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  8. 5006-SÍNDROME DE DOWN-(7º da Série)
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    Acróstico-poéticos nº 5006
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sinto minha estrada tortuosa
    Í-Inda que nos passos errantes...
    N-Nova direção tento tomar;
    D-Desejo caminhar e, lentamente
    R-Refletir vida na força de amar...
    O-Olvido a chuva em meus ombros:
    M-Maturidade um dia vai chegar!
    E-É assim, sou transparente e eleito
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    D-Determinado pela genética, vejo
    E-Esse cromossoma 21 que tenho,,,
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    D-Deixo ver minha cabeça achatada;
    O-Olhos oblíquos abertos que avaliam
    W-[A good Way]: atenção redobrada
    N-No aconchego de um amor-perfeito.
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    Belo Horizonte, 21 de março de 2013

    ---***---

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  9. 5007-SÍNDROME DE DOWN-(8º da Série)
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    Acróstico-informativo nº 5007
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-SÍNDROME de DOWN é uma condição
    Í-Indiscutivelmente genética, que constitui
    N-Na causa frequente de deficiência mental;
    D-Descrições clínicas errôneas do passado
    R-Revelavam irreal [idiotice do mongolóides]...
    O-Os tratamentos e terapias, atualmente,
    M-Mostram a contribuição social do portador
    E-Específico, com desenvolvimento intelectual.
    -
    D-Diversos problemas de saúde, diagnosticados
    E-Exigem atenção à alteração neurológica,
    -
    D-Definindo a causa da atrofia dos neurônios
    O-Ou anomalias cervicais, visuais e espaciais.
    W-[When] crianças são estimuladas precocemente,
    N-Na pré-escola são mais facilmente integradas.
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    Belo Horizonte, 21 de março de 2013

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  10. 5008-SÍNDROME DE DOWN-(9º da Série)
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    Acróstico-informativo nº 5008
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Segunda metade do Século XX
    Í-Introduziu novos conhecimentos
    N-No tratamento e aumento de vida
    D-Dos afetados da Síndrome de Down;
    R-Responsabilidade dos Programas Sociais
    O-Oferecidos pelo Ministério da Saúde.
    M-Mencionam inúmeras oportunidades
    E-E lhes dão autonomia, via escolarização,
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    D-Defendendo a INCLUSÃO SOCIAL
    E-E valorização do futuro profissional.
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    D-Diversidade Humana deve ser respeitada:
    O-O potencial exige cuidados até à vida adulta,
    W-[With] estimulações profissionais adequadas,
    N-Na verdade, trazem experiências bem sucedidas.
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    Belo Horizonte, 21 de março de 2013

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  11. 5009-SÍNDROME DE DOWN-(10º da Série)
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    Acróstico-informativo nº 5009
    Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
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    S-Sinalizados todos os benefícios esperados,
    Í-Intervenção terapêutica e socioeducacional,
    N-No cuidado integral com a SAÚDE
    D-Da pessoa com Síndrome de DOWN-(SD)
    R-Resgata-se o desenvolvimento à vida plena,
    O-Organização de planos de manutenção
    M-Merece a execução de uma Equipe...
    E-Estilo de vida saudável tem higiene
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    D-Do sono, atenção à alimentação diária,
    E-Exercícios praticados, sem interrupção;
    -
    D-Dentro das questões de sexualidade normal,
    O-O planejamento familiar é também natural!
    W-[We´re] lembrando da ação profissional,
    N-Normatizada pela manutenção financeira.
    -
    Belo Horizonte, 21 de março de 2013

    ---***---

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  12. Nesta oportunidade quero cumprimentar a administradora deste site ... de valorização humana e científica.
    Parabéns para Fernanda Honorato.
    Um grande abraço
    Silvia Araújo Motta-Belo Horizonte-Minas Gerais-Brasil
    Email: clubedalinguaport@gmail.com

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